9º CAMPEONATO DE KART AMADOR KART MASTERS

Regulamento 2017

1 Calendário: está disponível no link ''Calendário'' desse próprio site. Caso seja necessária a alteração de alguma das pistas divulgadas por motivo de força maior, a organização compromete-se em tentar manter a data da corrida, transferindo apenas o local. Em casos de força maior, a data poderá ser transferida com a anuência de 51% dos participantes do campeonato. O calendário está divulgado.

  

2 Pistas: Kartódromo de Interlagos, Aldeia da Serra, San Marino Kart e mais um em avaliação

2.1 Karts: Serão utilizados os karts mais rápidos que cada kartódromo tiver a disposição (frota exclusiva de campeonato, maior potência, etc..)

  

3 Pista de Locação:a infra-estrutura oferecida pelo Kartódromo, como estacionamento, bar/restaurante, vestiários, sanitários, etc., é de responsabilidade do Kartódromo, assim como as condições dos karts e da pista. Nos Kartódromos que exigirem utilização de equipamento próprio para a prática do kartismo, tais como capacete, macacão, luvas, sapatilha, etc., o piloto deve seguir a exigência da pista. Caso contrário, poderá ser impedido de participar da prova pela direção do Kartódromo. A organização do Kart Masters não tem nenhuma responsabilidade em relação aos itens mencionados neste parágrafo. Sugerimos aos pilotos tomarem cuidado com seus pertences de valor, podendo-os deixar trancados em seus carros, ou nos armários com cadeado, quando o estabelecimento o tiver.

  

4 Número máximo de participantes: 60. Caso existam mais interessados, os mesmos entrarão em fila de espera. Caso a fila de espera atinja o nº de 20 pilotos, todos serão contatados para verificação do real interesse. Se todos responderem positivamente, poderá ser criada uma bateria extra para receber os interessados no campeonato.

  

Formato do Campeonato: disputado em pontos corridos.

  

6 Fila de espera: será formada de acordo com o recebimento das inscrições. Caso um piloto seja chamado para o campeonato e decline da vaga ou não compareça na etapa, será enviado para o final da fila de espera. O próximo piloto interessado será chamado para a vaga aberta, repetindo-se o procedimento informado até que a vaga seja suprida por um piloto em fila de espera.

  

7 Desligamento do campeonato: todo o piloto poderá ser desligado do campeonato se:

  

a) Faltar pela 2ª vez, cedendo sua vaga para um piloto que esteja em fila de espera;

  

b) Por motivos disciplinares, for retirado do campeonato pela organização.

  

8 Formação das baterias:

  

8.1 O número mínimo de pilotos por bateria não poderá ser menor do que 16 e maior do que 24;

  

8.2 Caso a divisão de pilotos não tenha resto igual a zero, a bateria que deverá levar o piloto extra será a Masters, após, piloto extra irá para a Medium, e assim, sucessivamente;

  

8.3 Primeira etapa do ano: definida por sorteio;

  

8.4 Provas seguintes serão separadas de acordo com a classificação no campeonato. A saber:

  

- Bateria 1: primeiro terço da tabela de classificação;

  

- Bateria 2: segundo terço da tabela de classificação;

  

- Bateria 3: último terço da tabela de classificação.

  

9 Briefing e Sorteios dos karts:

  

9.1 Será realizado no Box ou na sala de briefing pela Organização do Campeonato e dos pilotos que estiverem presentes antes da liberação para tomada de tempo. Não é permitido trocar o número sorteado, exceto nos casos de karts retirados para manutenção;

  

9.2 O piloto que não estiver presente no horário de início do briefing perderá 2 pontos na classificação final do campeonato (2 pontos a cada atraso);

  

9.3 O piloto que chegar atrasado para a sua bateria não poderá correr em bateria diferente da sua. Em resumo: um piloto classificado na bateria Masters não poderá correr na bateria Medium ou Light. Um piloto da Medium não poderá correr na bateria Light. Caso isso ocorra, o piloto será desclassificado da etapa. Pilotos que vierem a se classificar após este competidor, ganharão automaticamente uma posição.

  

10 Lastros e Pesagens:

  

10.1 Haverá pesagem dos participantes durante o briefing para definir a quantidade de lastro que cada piloto levará em seu kart. O peso fixado por piloto é somatória piloto + equipamento + lastro. Os pilotos que ultrapassarem o peso estipulado para sua categoria não usarão lastro.

  

10.2 O peso mínimo do conjunto piloto e lastros será de noventa quilos na categoria Geral e cento e cinco quilos na categoria Pesados.

  

10.3 Caso um piloto não alcance o peso de sua categoria com o lastro máximo disponibilizado pelo kartódromo, deverá se apresentar com lastro pessoal;

  

10.4 Pesagem/Peso do piloto: será realizada durante o briefing. A direção de prova/organização pode escolher aleatoriamente pilotos para serem pesados ao término da bateria;

10.5 Os 6 primeiros colocados de cada bateria deverão parar seus karts em área determinada pela organização e permanecer sentados. Não é permitido o contato com niguém até a liberação da organização. Um a um, serão repesados para validar o peso mínimo;

10.6 Caso o piloto apresente peso abaixo do mínimo, estará desclassificado da prova;

  

10.7 Em toda troca de kart, o piloto é responsável por levar seu lastro pessoal e conferir o lastro do kartódromo, para o novo kart que irá utilizar, sob risco da pena de desclassificação da prova.

  

11 Karts reservas e trocas: a organização irá sortear o kart a ser utilizado na troca. O piloto não poderá escolher o kart para troca. Caso isso ocorra, o piloto estará automaticamente desclassificado da prova. Valores pagos não serão devolvidos.

  

Troca de Kart durante o treino (qualify): LIVRE;

  

Após o encerramento do treino com acionamento da bandeira quadriculada, bandeira vermelha ou qualquer outro item utilizado pelo kartódromo para indicar que está encarrada a tomada de tempo, fica proibido à troca do Kart. O piloto que estiver DENTRO do box quando o treino de classificação acabar, largará do fim do grid, ou do próprio box (dependendo do kartódromo), independente de ter entrado no box antes do qualify acabar.

  

12 Troca de Kart Durante a corrida: caso haja quebra, avaria ou anomalia no desempenho do equipamento no transcorrer da corrida, o piloto poderá trocar de kart sem punição nenhuma. Porém, a troca está sujeita à disponibilidade de karts no Kartódromo. Ou seja, se houve uma quebra do equipamento causado por um problema mecânico e comprovado por mecânico e/ou responsável do Kartódromo, o kart poderá ser trocado. Caso o problema no kart seja ocasionado por um acidente ou um acidente entre pilotos (batidas, derrapadas, toques, etc.), ficará a cargo da direção de prova determinar a possibilidade ou não da troca de kart. Nesse caso, a direção de prova determina se troca ou não o kart. Este item não esta aberto a protestos. Se a direção de prova achar por bem não trocar o kart do piloto ou não tiver karts disponíveis para a troca, o piloto deve acatar a decisão e abandonar a bateria sem reclamações. A quantia referente à bateria NÃO será devolvida. Decisões referentes às situações descritas acima são de total responsabilidade da direção de prova.

  

13 Grid de Largada:

  

13.1 Será formado de acordo com os tempos obtidos durante o treino de classificação (qualify), onde o piloto com a volta mais rápida largará na 1ª posição (Pole-Position), o piloto com a segunda melhor volta largará na segunda posição, e assim sucessivamente.

  

14 Provas com chuva: serão realizadas normalmente desde que o Kartódromo, representado pela direção de prova, informe que há condições para a realização das baterias.

  

15 Montagem do Grid de Largada: nas etapas em que o grid for definido por tomada de tempo (qualify), a montagem do Grid é de responsabilidade do kartódromo. O piloto que por ventura seja alocado em posição errada, deve chamar um membro da organização a tempo de corrigir o equívoco. O piloto deverá chamar a atenção de um organizador, levantando AMBOS OS BRAÇOS ainda no grid de largada. Em toda a montagem de grid, haverá um organizador acompanhando. Este deve ser acionado. Reclamações ao término da corrida neste sentido não serão aceitas, bem como não haverá mudança no resultado final da prova. É permitido que o acompanhante questione a posição de largada que esteja incorreta, desde que o fazendo em tempo hábil e diretamente ao organizador que esteja atuando na pista, no momento da montagem do Grid.

  

16 Pontuação por prova:

  

  

Posição

Pts

40

36

33

30

28

27

26

25

24

10º

23

11º

22

12º

21

13º

20

14º

19

15º

18

16º

17

17º

16

18º

15

19º

14

20º

13

21º

12

22º

11

23º

10

24º

9

25º

8

26º

7

27º

6

28º

5

29º

4

30º

3

  

17 Bonificação por prova:

  

17.1 O pole position de etapas com qualify, receberá 1 ponto de bonificação.

  

17.2 O piloto com a volta mais rápida de cada prova receberá 1 ponto de bonificação. Em caso de empate na volta mais rápida, ambos receberão 1 ponto.

  

18 Penalizações e punições durante os treinos ou provas:

  

18.1 Fica a critério da direção de prova, assim como as punições por qualquer atitude indevida dentro da pista.

  

18.2 Bandeira de Advertência: Na primeira, perderá 2 pontos de seu resultado final, na segunda 4 pontos, na terceira 8 pontos, permanecendo em 8 pontos até o final da temporada. O diretor de provas irá aplicar esta sinalização sempre que em seu julgamento, considerar necessário advertir um piloto por sua conduta na pista.

  

18.3 Bandeira de Stop And Go: A cada bandeira de Stop And Go recebida pelo piloto, ele perderá 8 pontos de seu resultado final. O diretor de provas irá aplicar esta sinalização sempre que em seu julgamento, considerar necessário advertir um piloto por sua conduta na pista. O Stop And Go pode ser aplicado por uma reincidência já sinalizada com bandeira de Advertência anteriormente ou em casos mais graves, quando o piloto tiver uma atitude não condizente com o regulamento e itens de desportividade. Ao receber essa bandeira, o piloto deve se dirigir ao box, entrar em velocidade compatível, parar totalmente seu kart e só retornar a prova com a autorização de um membro da organização, fiscal de pista ou corpo da direção de provas. A Bandeira de Stop And Go também pode ser mostrada para um piloto que tenha alguma avaria ou problema em seu kart. Neste caso, ele não perderá pontos.

  

18.4 Bandeira PRETA: Ao receber a bandeira preta, o piloto deverá se dirigir para o Box, parar totalmente seu kart e deixar a prova. Nestas condições, o piloto não marca ponto e não descarta esse resultado. As razões pela qual o piloto foi desclassificado serão analisadas pela organização do campeonato, que tomará as medidas cabíveis ao caso, podendo aplicar desde uma advertência ao piloto, até sua exclusão do campeonato, sem direito ao ressarcimento de qualquer valor pago. Desclassificação por falta de peso conta como bandeira preta, ou seja, o piloto não descartará o resultado.

  

18.5 Se houver algum incidente extra-pista, o mesmo será avaliado pela organização do campeonato e serão tomadas as devidas providências, desde uma simples advertência até a exclusão do piloto do campeonato. A organização do campeonato não mudará o resultado final de uma prova, bem como punições aplicadas pela direção da prova.

  

18.6 Punições não poderão ser descartadas. As punições serão registradas e aplicadas sobre a classificação final do campeonato.

  

19 Penalizações e punições extra pista:

  

19.1 A não observância e não cumprimento das normas desse regulamento, indisposições ou conflitos mantidos entre os participantes deste campeonato, serão tratados e julgados pelos Organizadores, que tomarão as medidas cabíveis e pertinentes ao caso; se for necessária à exclusão dos envolvidos deste campeonato, não haverá ressarcimento dos valores pagos.

  

19.2 Está proibido qualquer tipo de provocação, discriminação e discussão entre os pilotos, direta ou indiretamente, por qualquer meio que seja (incluindo e-mail). Esses casos não serão tolerados. O infrator está sujeito à exclusão do campeonato. Valores eventualmente pagos não serão ressarcidos.

  

19.3 A organização poderá excluir do campeonato, piloto que esteja provocando acidentes na pista de forma intencional ou que não tenha a postura adequada de comportamento e civilidade com demais participantes do campeonato, membros da organização ou funcionários do kartódromo.

  

20 Premiação por prova: troféus para os 6 primeiros colocados de cada bateria.

  

21 Pós corrida: se convocados, os 6 primeiros colocados de cada bateria deverão prestar uma entrevista de até 5 minutos de duração, que será disponibilizada no site. O piloto que não ficar para a entrevista caso convocado, perderá 2 pontos na classificação do campeonato.

  

22 Critérios de Desempate: em caso de igualdade de pontos entre dois ou mais pilotos e/ou equipes, serão adotados os critérios de desempate, na ordem em que se apresentam abaixo:

  

22.1 Primeiros lugares conquistados;

  

22.2 Segundos lugares conquistados.

  

... e assim, sucessivamente.

  

22.3 Menor número de advertências;

  

22.4 Menor número de Stop And Go;

  

22.5 Numero total de VRs + Poles (soma de ambos);

  

22.6 Caso ocorra empata em TODOS os critérios, o prêmio será divido entre os pilotos (caso o empate seja no 1º lugar, ambos os pilotos serão declarados campeões).

  

23 Premiação Final:

  

Campeonato de Pilotos:

  

Posição Final

Prêmio

Troféu

Troféu

Troféu

4º ao último

Sem premiação

Premiação extra: caso o campeonato transcorra com média de 50 pilotos por etapa, os 4 primeiros da tabela da geral e os 4 primeiros da tabela pesados (caso a pesados possua 16 pilotos em média por etapa), receberão 50% da inscrição para as 500 milhas de rental Kart da Granja Viana. Esta premiação só poderá ser usada para correr pelo Kart Masters. Caso o piloto participe por outra associação, perde o prêmio, sendo o próximo melhor classificado chamado em seu lugar. Caso a prova das 500 Milhas de Rental Kart ocorra antes do término do campeonato, valerá a posição de momento da tabela da classificação.

  

  

24 Para participar do campeonato:

  

24.1 Preencher a ficha de inscrição que consta em nosso site, de acordo com a categoria desejada;

  

24.2 Estar ciente de que todas as regras aqui explicadas devem ser cumpridas;

  

24.3 Estar quite com os valores de inscrição e mensalidade;

  

24.4 Preencher o termo de responsabilidade dos kartódromos em todas as etapas;

  

24.5 Estar em perfeitas condições físicas e mentais para a prática do kartismo.

  

25 Valores e formas de pagamento:

  

25.1 Taxa de inscrição do campeonato: R$ 60,00, com vencimento para 15 de Fevereiro ou, em 2 dias úteis caso a inscrição ocorra após esta data. 

  

25.2 Para participar da etapa, o piloto deverá pagar o valor da Etapa, que será o valor da bateria do kartódromo, bem como estar quite com o valores de mensalidade, que será de R$ 25,00. Se o piloto não for participar da etapa, ele deverá pagar a mensalidade normalmente. Reforçando: que for participar da etapa, deverá pagar o boleto no valor integral. Quem não for participar, deve pagar os R$ 25,00 da mensalidade normalmente. 

  

25.2 Para participar da etapa, o piloto deverá pagar o valor da Etapa, que será o valor da bateria do kartódromo, bem como estar quite com o valores de mensalidade.

  

25.3 Ausência: o participante que não puder comparecer a alguma etapa só receberá a mesma em forma de crédito, caso já tenha quitado o valor da etapa, se ausência for informada antes da publicação das baterias.

  

25.4 Formas de Pagamento: a forma de pagamento padrão será BOLETO BANCÁRIO. O piloto que perder a data de vencimento e a data de prorrogação do boleto, deverá efetuar depósito identificável em conta bancária do Banco do Brasil, com o devido acréscimo. Não haverá acréscimo de taxas para o envio do boleto.

  

25.5 Pagamento com MILHAS do kartódromo: serão aceitos desde que comunicado para a Organização do Campeonato com 10 dias de antecedência e que o Kartódromo disponha de tal modalidade. A não comunicação dentro deste prazo tira o direito ao uso deste benefício.

  

25.6 Pilotos que informarem que irão pagar com MILHAS e não comparecerem, estarão impedidos de utilizar este benefício pelos 6 meses seguintes.

  

26 Comunicação da Organização com os participantes do campeonato e vice versa:

  

26.1 A comunicação oficial da organização do campeonato para com seus participantes se dará por e-mail e pela nossa página no Facebook.

  

26.2 Os participantes devem checar sua lista de spam afim de garantir que o email kartmasters@kartmasters.com.br não esteja em sua lista/filtro anti-spam;

  

26.3 Além da comunicação por e-mail e Facebook, informativos estarão publicados neste website sempre que necessário;

  

26.4 Pilotos que quiserem entrar em contato com a organização do campeonato, devem fazer isto exclusivamente por e-mail, enviando sua solicitação, crítica ou elogio para kartmasters@kartmasters.com.br, não sendo utilizada nenhuma outra forma de comunicação oficial. Não responderemos postagens no facebook, seja no grupo ou nos perfis dos organizadores.

  

27 Considerações Finais

  

27.1 A Organização compromete-se a seguir as regras aqui especificadas e a divulgar os resultados oficiais das etapas realizadas no web site kartmasters.com.br, disponível para acesso a todos os interessados. Os dados divulgados no web site servirão de parâmetro para obtenção de qualquer informação referente ao campeonato.

  

27.2 Se por ventura alguma das etapas sofrer remanejamento de data, horário e/ou local por falta de horários disponíveis no Kartódromo, motivo de força maior ou qualquer outro motivo justificável para tal, as novas informações deverão ser comunicadas pela Organização em com o mínimo de uma semana de antecedência aos participantes do campeonato.

  

27.3 A participação no campeonato implica em concordância com as regras descritas neste regulamento, que não serão alteradas.

  

27.4 Qualquer situação que não estiver prevista em nenhum dos itens relacionados neste regulamento será analisada pela Organização do Campeonato, que tomará as atitudes cabíveis, podendo criar um novo item (emenda) nesse regulamento.

  

A organização.